Publicado em: 04/06/2018
14° Festival Italiano de Nova Veneza será lançado amanhã
Por Adriel Morais  

14° Festival Italiano de Nova Veneza será lançado amanhã

Esse ano o festival traz muitas novidades como a mostra de cinema, exposição fotográfica sobre o Carnaval de Veneza, e algumas novidades na gastronomia.

Essa é a 14ª edição do Festival Italiano de Nova Veneza que faz o resgate e valorização da cultura italiana. O festival será lançado oficialmente dia 5 de junho, às 9h, durante um café da manhã no Palácio das Esmeraldas. O lançamento contará com a presença do governador do estado, José Eliton, e da prefeita de Nova Veneza, Patrícia Amaral Fernandes.

O festival Italiano faz parte dos 15 festivais que compõem o Circuito Gastronômico de Goiás e será realizado de 7 a 10 de junho. Essa edição marca o início do apoio oficial da Embaixada da Itália no Brasil.

Estimasse que cerca de 100 mil visitantes devem passar pela cidade nos 4 dias, classificando o como um dos grandes festivais culturais nacionais. Essa será a 14ª edição, o crescimento em sua estrutura física em relação ao ano anterior é de 30% e 20% no número total de postos de trabalhos temporários gerados, totalizando 1200 vagas de empregos temporários. O número de assentos também aumentou de 4000 para 6000 para melhor acomodar o público.

Segundo Hermione Stival, presidenta da Associação Pró-Festival Italiano de Nova Veneza (Afesti), “Estamos nos esforçando para tornar o festival cada vez mais uma referência da cultura italiana dentro do estado”.

O evento vai contar pratos típicos, música e danças italianas, e a partir deste ano, novas atrações culturais temáticas serão inclusas à programação.

Um dos destaques é o “Fare Cinema”, uma mostra de filmes que será realizada em parceria com a embaixada. Serão apresentados cinco longa metragens italianos. Os apresentados são filmes contemporâneas e legendados. A entrada será gratuita, os filmes vão ser exibidos no Centro Cultural Pedro Peixoto, que foi reformado para o evento. A exposição fotográfica “Carnavale di Venezia” é outra novidade do evento. O fotógrafo paraibano Francisco Andrade assina a mostra fotográfica que retrata seu olhar para o tradicional carnaval de Veneza.

As novidades não param ai, nessa edição o Festival contará com um estande dedicado exclusivamente ao café italiano, que é uma paixão na Itália. O evento trás esse ano uma edição especial da Carnivoria Open Air, um dos festivais de churrasco do Brasil que vai apresentar ao público os diferentes formas de preparo e cortes nobres de carnes, sempre com “sapore italiano”.

 A decoração será uma dos grandes atrativos para os visitantes na edição de 2018 do festival. Com o  tema “Um dia em Veneza”, a Afesti, vai decorar a praça central do município, onde se concentra o evento, com itens que lembram a romântica cidade de Veneza na Itália.

Serão inseridas na decoração flâmulas com os nomes das famílias fundadoras, fazendo referência aos colonos italianos que deram origem à cidade. A recepção dos visitantes será realizada por atores com roupas típicas do Carnaval de Veneza, além disse vão ter vários gondoleiros, rainhas, princesas e mascarados, que circularão pelo evento durante os quatro dias.

A cozinha oficial do evento será a Cantina da Nona que desde o dia 7 de maio está trabalhando, realizando o pré-preparo dos pratos que serão servidos. Os preços serão populares a partir R$ 15.




 

VEJA TAMBÉM


Passeio Idosos do Serviço de Convivência e For...


Inicio Colonia de Ferias


CERIMONIA DE ENTREGA DO O PÓRTICO DO VIADUTO GO...


14° Festival Italiano de Nova Veneza será lança...


VIII Conferência Municipal de Assistência Social


  Av. Vereador José Francisco da Silva, nº 72, Centro - CEP 75.470-000 - Nova Veneza - GO
Telefone: 62 3356-1120 - CNPJ 01.123.678/0001-24 / Prefeitura de Nova Veneza - GO / Adm: 2017-2020
Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta das 08:00 às 11:00 das 13:00 às 17:00.